Pandemias acarretam abalos intensos nas redes sociais e econômicas de milhões de pessoas, suscitando alterações profundas nas sociedades, na cultura e nas instituições. Para a universidade, instituição milenar cujo nascedouro antecede em muito os trabalhos de Edward Jenner e Alexander Flemming, portanto anterior à descoberta da vacina e do antibiótico, a história registra memoráveis ações empreendidas no processo de superação destes flagelos, as quais, reiteradamente, reafirmaram a academia como uma das mais dinâmicas, resilientes e criativas instituições criadas pelo espírito humano.

ufpr-jonathan-campos-960x540.jpg

AUNILA foi criada em 12 de janeiro de 2010, por meio da Lei nº 12.189. Porém, uma universidade não se faz apenas com a burocracia legal, mas sim com pessoas. E elas gradativamente foram chegando e dando forma, literalmente dando cara a nossa UNILA. As pessoas são, de fato, o coração pulsante de uma instituição de ensino, pesquisa e extensão.

unila.jfif

A universidade sem fronteiras

A origem das universidades remonta à Idade Média, período no qual estas instituições se estabeleceram como centros aglutinadores do conhecimento humano. Caracterizando-se como polos de atração de estudantes oriundos das mais diversas nacionalidades europeias, a universidade proporcionava-lhes uma atmosfera única de integração e um ambiente acadêmico vibrante no qual se respirava o desejo pelo conhecimento 

pensador-960x540.jpg

Em tempos de polarizações políticas acirradas e de simplificações conceituais caricaturadas, a universidade deveria assumir o importante papel saneador de trazer à baila o espírito acadêmico original, afeto ao método científico, e que valora aquele esforço de honestidade intelectual desejoso por deixar a retórica sofista para a Ágora, e a dialética filosófica para a Academia.

Biblioteca tradicional

O Paraná conta com cinco instituições federais de ensino na oferta de cursos superiores em níveis de graduação e pós-graduação: IFPR, UFPR, UFFS, Unila e UTFPR. Contudo, dentre os 399 municípios do estado, apenas Curitiba e Foz do Iguaçu abrigam sede de universidade federal. E é na terra das Cataratas do Iguaçu que está a Universidade Federal da Integração Latino-Americana — Unila, a universidade caçula do estado.

pensador-960x540.jpg

Aristóteles, trezentos anos antes de Cristo, da início à sua metafísica com uma afirmação instigante: “todos os homens têm, por natureza, o desejo de conhecer”. Passados mais de mil anos, uma instituição personificou o desejo original intuído pelo filósofo, recebendo a denominação de universidade. Derivação do latim universitas, que significa, dentre outros, universalidade, totalidade, a instituição universitária paulatinamente se converteu no centro aglutinador do conhecimento humano, um espaço de ebulição intelectual capaz de dar vazão àquele anseio inato à que se referia o Estagirita.

universitaitalia-900x540.jpg

A UNILA é uma instituição brasileira que tem orgulho em atrair para suas salas e laboratórios estudantes do Brasil e de toda a América Latina, contribuindo para a consolidação do País em uma posição de destaque regional na educação superior. Indicadores como número de vagas ofertadas, qualidade dos cursos, número de projetos de pesquisa e extensão apontam com clareza para uma história de sucesso em pouco menos de uma década de existência.

09.png

As universidades constituem o coração pulsante do conhecimento científico. São também um espaço para a formação humanística e cidadã, bem como um meio para a integração cultural e social. Com tamanha responsabilidade sobre seus ombros, precisam se caracterizar como instituições onde a liberdade de expressão e opinião seja preservada, sem quaisquer formas de cerceamento, sejam pela via administrativa ou através de grupos políticos divergentes que a compõem.

Estudo das meninas