top of page
Buscar
  • Gleisson Brito

Os países mais obesos do mundo.




A organização mundial da saúde define obesidade e sobrepeso com base no chamado Índice de Massa Corporal. O cálculo é simples: basta dividir o peso pela altura elevada ao quadrado (ou seja, altura multiplicada por ela mesma).


É considerado sobrepeso um resultado maior ou igual a 25, e considera-se obesidade um resultado maior ou igual a 30. É importante notar ainda que a definição de sobrepeso pode variar em diferentes países. Por exemplo, na China, onde a população tem alta susceptibilidade para obesidade abdominal, o ponto de corte para considerar um índivíduo com sobrepeso é um IMC de 23.


Atualmente existem mais de 1.6 bilhões de adultos com sobrepeso no mundo, e este número vem aumentando. Chama a atenção que, apesar de comumente associarmos a maior incidência das chamadas "doenças da modernidade" aos países ricos (abastados), na realidade, os países mais pobres é que vem sofrendo com a maior proporção de mortalidade causada pelas mesmas e, em diversos casos, com a maior incidência de doenças relacionadas ao estilo de vida moderno.


Observe o dado abaixo, da organização mundial da saúde, que mostra a taxa de mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis (aterosclerose, diabetes, dislipidemias etc...) em relação a riqueza do país.



No link abaixo abaixo temos uma lista que reflete a porcentagem de adultos com sobrepeso em diversos países. Nesta lista são apresentados dados relativos a indivíduos acima de 15 anos, com IMC acima de 25.



Aqui chama a atenção alguns países do pacífico, onde a taxa de sobrepeso chega a mais de 90%.


Observe que, se mudarmos a forma de analise os resultados serão diferentes. Quando são tabelados os adultos com IMC acima de 30, ou seja, obesos, então a classificação é outra. Neste caso, o país com o maior número de obesos é o México, com cerca de 70% da população com sobrepeso e um terço de obesos. No México, 32,8% dos adultos são obesos, contra 31,8% nos Estados Unidos. Para não esquecermos do Brasil, por aqui mais da metade da população com mais de 18 anos (51%) apresenta sobrepeso, e 17% são obesos. Em relação ao sobrepeso, este é um problema que atinge mais os homens que as mulheres (54,4 x 48,1%). Mas, em relação a obesidade os dados se invertem, sendo 18% das mulheres e 16% dos homens acometidos com o problema.






6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page